Doutor Naturalis

Image Slide 3
Image Slide 3
Image Slide 3
Image Slide 3
Image Slide 3
Image Slide 3
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Shadow

SEJA BEM VINDO!

É um prazer receber você aqui, fique à vontade!

Nossa missão é promover conhecimento, oriundos de pesquisas, estudos de caso, material científico e resultados perceptíveis.

Terapias complementares alternativas são práticas e procedimentos não considerados partes da medicina convencional, também conhecida como alopatia, praticadas por médicos e profissionais como psicólogos, fisioterapeutas e enfermeiros. As práticas como quiropraxia, terapias de massagem, produtos herbários ou botânicos, meditação, hipnose, yoga e outras, são considerados partes da terapia alternativa. Essas práticas têm como objetivo complementar e não substituir a medicina tradicional. Pessoas têm recorrido à estes métodos devido ao medo das cirurgias e das contra indicações que os medicamentos da medicina convencional podem causar. Por outro lado, as técnicas alternativas não usam drogas e nem se utiliza de cirurgias. Na terapia alternativa, o paciente é tratado como um todo, envolvendo as características, físicas, mentais, emocionais e espirituais. Os procedimentos usados são totalmente diferentes dos tratamentos encontrados nos hospitais e é muito procurado por pessoas das classes média e alta da nossa sociedade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as terapias alternativas podem ser definidas como um conjunto de práticas que seguem e fazem parte da tradição de cada país, não sendo reconhecida cientificamente. No entanto, é considerada como um complemento para a medicina tradicional e pode ser utilizada sem maiores problemas.

Alguns dos exemplos mais usados e comuns são:

 Naturopatia:

A Naturopatia é mais do que uma simples terapia, ela engloba toda uma concepção existencial, partindo do pressuposto de que a cura de um distúrbio orgânico e/ou emocional não vem apenas dos mecanismos fisiológicos, mas também de algo maior, que os pesquisadores costumam chamar de força vital, a qual se refere ao poder restaurador do funcionalismo corporal. Quanto mais fortalecido se encontra o corpo, melhor seu potencial de resistência às enfermidades. Esta vitalidade superintende a atuação de todas as terapias complementares, portanto é fundamental para a Naturopatia

Homeopatia A Homeopatia faz parte deste por desenvolver remédios extraídos de plantas, minerais, vegetais e entre outros componentes com a finalidade de oferecer uma prevenção e tratamento diferenciado para as doenças e pessoas sadias. A ideia da homeopatia é de que existe um desequilíbrio no organismo das pessoas, esse desequilíbrio pode ser restaurado por meio de medicamentos naturais e manipulados que estimulam o organismo a combater as doenças.

Fitoterapia A fitoterapia consiste no uso exclusivo de plantas e das suas substâncias para o desenvolvimento de remédios com a finalidade do tratamento e prevenção de doenças que afetam o organismo do corpo humano. Diferente da homeopatia, não utiliza princípios ativos isolados de componentes como minerais. É considerada também uma terapia alternativa e pode ser utilizada na complementação de tratamentos realizados pela clássica medicina ocidental.

Acupuntura Também originada dos antigos chineses, a acupuntura é uma técnica milenar onde se utiliza agulhas em determinados pontos do corpo humano para estimular as terminações nervosas e enviar mensagens até o cérebro e agindo diretamente no corpo. Pode ser utilizada para tratar doenças respiratórias, distúrbios de sono, problemas gastrointestinais e entre outros males e doenças. Não é reconhecida como uma prática médica, mas sim como complementar a medicina alternativa, existindo até pesquisas que comprovam a sua eficiência. Esta prática deve ser realizada apenas por especialistas e profissionais qualificados.

Aromaterapia A aromaterapia utiliza de fragrâncias e óleos para estimular o bem-estar e a saúde do corpo humano. Por meio do olfato e de momentos diários de tratamento é capaz de tratar disfunções orgânicas e doenças psicológicas. Também é uma técnica bastante antiga e é muito utilizada para complementar a medicina tradicional. São extraídos óleos de plantas, raízes, ervas, sementes, madeiras e outros elementos encontrados na natureza para realizar os tratamentos.

Medicina tradicional chinesa A medicina tradicional chinesa engloba várias práticas que são classificadas como terapia alternativa. A acupuntura, massagem em pontos de pressão, queima de moxa, restauração do fluxo de KI, tudo está dentro da medicina tradicional chinesa. É uma arte antiga e bastante utilizada para complementar os tratamentos desenvolvidos pela medicina ocidental. São consideradas também práticas de medicina alternativa: